terça-feira, 4 de agosto de 2009

UM "DEUS" SUMERIO...

Nergal era o deus sumério da guerra e da morte. Tinha por esposa a deusa Ereshkigal.
O atrevido e impetuoso Nergal era filho de Enlil, deus do Ar, e Ninlil , deusa dos Cereais. Como filho primogênito do casal, nasceu do estupro sofrido por sua mãe, diante dos portões do reino infernal de Ereshkigal. Viveu toda a sua infância e juventude entre os deuses Anunnaki, até o dia em que ousou ofender Namtar, representante oficial de Ereshkigal, afirmando total indiferença contra Ereshkigal, uma deusa a quem nunca vira. Até aquele momento, a impáfia de Nergal havia provoca nos demais deuses diversão e supresa, porém naquele instante instaurou o horror e a reprovação por parte de todos, já que sabiam que a rainha do Inferno não deixaria barato tanta falta de etiqueta.



Por conselhos de Enki, Nergal enfim se encheu de temor e arrependeu-se do omo como tratou Namtar. Pediu ajuda a Enki e este o instruiu a esculpir um trono com cedro sagrado e pintá-lo do modo certo. Ele deveria se despir de suas armas e brasões reais e levar o trono consigo até a morada de Ereshkigal. Deveria declinar com gentileza qualquer presente da rainha do inferno, assim como sua cerveja ou seus banquetes e não deveria sentar-se e nenhum lugar que não fosse no que levava consigo, bem como também evitasse que algum serve lhe lavasse a poeira dos pés.


Após atravessar os nove portais do reino do inferno, ele serviu diante do grande palácio de cristal e lápis-lazúli onde habitava Ereshkigal e toda a sua terrível corte. Como aconselhara Enki, Nergal diante de Ereshkigal sentada em seu trono, mas oculta por sombra e um negro manto. Ela perguntou que ele era e o que fazia em seu reino. Pensado que falava com uma velha horrenda e senil, Nergal demonstrou sua ousadia arriscando-se a dizer que fora enviado por Anu, com a finalidade de governar o inferno como rei e julgar os mortos. E esquecendo as indicações de Enki, ameaçou Ereshkigal com uma arma.


A deusa fingiu temor e pediu tempo para pensar sobre o que faria se recompondo com um banho. Nergal decidiu espiá-la, e qual não foi sua surpresa e ver quão fenomenal e avassaladora era a beleza da rainha do inferno. Ela então fingiu-se surpresa com a invasão íntima e se ofereceu em seu leito ao jovem deus. Nergal totalmente apaixonado, se submeteu aos seus perigosos encantos e comeu e bebeu de sua mesa, assim como deixou-se banhar e amou-a por seis dias e seis noites. Porém quando estava próximo da manhã do sétimo e derradeiro dia, ele partiu em segredo, temendo tudo o que fizera.


Mas Namtar viu sua fuga e tentou retê-lo. Não conseguindo, foi até sua senhora e contou-lhe tudo. Furiosa e magoada, Ereshkigal enviou Namtar até a morada dos Anunnaki para trazer Nergal, mas mais uma vez Enki interveio se utilizando de um encanto para mudar a aparência de Nergal e enganar Namtar. Namtar não pôde reconhecer Nergal e voltou de mãos vazias. E Nergal, mesmo apaixonado recusou-se porque temia perder a vida gloriosa e tranqüila nas moradas de Anu.


Então Ereshkigal ameaçou tornar infértil as terras e provocar fome na humanidade se Nergal não voltasse ao seu leito. Nergal pressionado pelos demais Anunnaki, não teve outra opção senão seguir seu destino e tornar-se senhor do Inferno.


Nergal também era identificado com Erra, divindade responsável pelos distúrbios civis e militares. Foi venerado na cidade de Kuthu e tinha muitos outros nomes. Era ainda deus das pestes e doenças.
As plaquetas sumérias nos dizem que Nergal traiu seu irmão Marduk, unindo-se a Ninurta e Nannar-Sin no conflito generalizado entre os deuses pelo controle da Terra em 2000 a.C.





Crypt [12 vampires]

4x Cybele 10 ANI DAI OBF PRE SER THA Baali:4
4x Nergal 10 AUS DAI FOR OBF PRE THA Baali:5
3x Stavros 7 AUS OBF PRE dem priscus !Malkavian:4
1x Renenet 5 OBF PRE ser Follower of Set:4

Library [90 cards]

Action [4]
4x Rutor's Hand
Action Modifier [30]
6x Awe
1x Bewitching Oration
3x Elder Impersonation
2x Faceless Night
3x Forgotten Labyrinth
3x Into Thin Air
3x Psychomachia
3x Spying Mission
6x Voter Captivation

Ally [1]
1x Mylan Horseed (Goblin)

Combat [9]
6x Conflagration
3x Majesty

Equipment [1]
1x Lyndhurst Estate, New York

Event [4]
1x Blood Trade
1x Break the Code
1x Rise of the Nephtali
1x Thirst

Master [16]
1x Barrens, The
1x Esgrima
1x Fortschritt Library
4x Legendary Vampire
7x Minion Tap
1x Powerbase: Rome
1x Ruins of Charizel
Political Action [16]
1x Anarchist Uprising
1x Ancient Influence
1x Jericho Founding
1x Kine Resources Contested
1x Political Stranglehold
10x Reckless Agitation
1x Reins of Power

Reaction [9]
2x Delaying Tactics
7x Telepathic Counter

Como sempre estranho...
O que acharam?
Passo.....

3 comentários:

  1. Fino, Godoy: os artigos estão muito bacanas!

    ResponderExcluir
  2. Massa a historia do "Deus Nergal". Agora cá entre nos, perceberam o constraste do relato, antes de casar: bebida, comida, cumida a vontade(só coisa boa, é o PARAISO); depois de casado: SENHOR DO INFERNO.
    Putz, acho que o Godoy está nos enviando uma mensagem subliminar!
    Será!?
    kakakakakakakaka

    ResponderExcluir
  3. Juliano Lommez Menezes10 de setembro de 2009 às 12:24

    Pena que o aviso chegou tarde para o Alexandre e o Durrer...

    O Phillip é o próximo!

    ResponderExcluir